terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Batalhão de Bacamarteiros

O Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis-SE estará no Realiza Cultura pela primeira vez, fortalecendo os laços com o Reisado de Zabelê, os grupos já se encontraram várias vezes no Festival de Folclore de Olímpia (FEFOL) e no Encontro Cultural de Laranjeiras.



Por volta de 1780, surgiu um grupo no qual os negros dos Engenhos de cana-de-açúcar do Vale do Cotinguiba brincavam samba-de-roda e atiravam com uma arma artesanal conhecida como Bacamarte. Atualmente o Batalhão de Bacamarteiros possui 78 integrantes, entre homens, mulheres e crianças. Os instrumentos musicais são fabricados com a madeira do jenipapo, couro de animais e sementes.


Para fabricar a pólvora, é utilizado o carvão produzido à partir da umbaúba, cachaça e enxofre. Durante os festejos juninos acontece o ritual do Pisa Pólvora, para comemorar os Santos do mês. A musicalidade e a o ritmo contagiante encantam todos que assistem as apresentações do grupo pelo país.
O Batalhão de Bacamarteiros exibe a riqueza da cultura africana disseminada por nossa região e é uma marca inconfundível da cultura de Carmópolis. Atualmente o Batalhão se apresenta nas festas juninas embelezando nosso um município com o colorido das roupas com o barulho dos tiros e a graciosidade da dança e dos repentes. Nas ruas, o colorido especial das bandeirinhas, balões e fogueiras enfeitaram a cidade.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Frutos do Pará no Realiza Cultura 2013


O “Frutos do Pará ” tem como objetivo principal, o resgate e preservação do folclore Paraense por meio de pesquisa e elaboração de projetos culturais utilizando como ferramenta de trabalho a dança e a musica folclórica.
O grupo Frutos do Pará possui dois CDs, o primeiro gravado em 2001 no estúdio da Gravodisco e o segundo CD, gravado “AO VIVO” em Julho de 2004, durante o projeto Pôr-do-Som, na estação das docas do Pará. O Grupo possui cerca de 28 coreografias entre danças folclóricas e lendas amazônicas, todas pesquisadas em seu local de origem, indumentadas e coreografadas da forma mais original possível, respeitando a tradição do local. O Grupo possui um elenco de 50 pessoas entre, músicos dançarinos, equipe de produção e diretoria.
O grupo já participou de vários festivais Nacionais e Internacionais no Brasil, sendo atualmente o principal representante do Estado do Pará nos festivais de folclore da cidade de Olímpia e Bauru/SP e de Passo Fundo e Nova Petrópolis/RS, e nos festivais organizados pela ABRASOFFA, CIOFF E IOV.
Atualmente o grupo integra o PONTO DE CULTURA “HERANÇAS DO VELHO CHICO”, projeto aprovado pelo ministério da cultura (Minc) em 2009, e nos últimos anos tem conseguido aprovar vários projetos sócio-culturais em editais do Minc.
No ano de 2012, o grupo completou 20 anos de experiência e de dedicação ao folclore de nosso estado, o que fez dele um dos mais importantes grupos de danças folclóricas de todo o estado do Pará, e de enorme respeito em todo o Brasil.

Grito Rock Zabelê

Depois de integrar todos os estados e regiões brasileiras e extrapolar as fronteiras conectando grande parte da América Latina, o Festival Grito Rock alcança 300 cidades de 30 países diferentes. Em Zabelê, cidade do cariri da Paraíba, o Grito ocorrerá no dia 02 de Março de 2013, dentro do Realiza Cultura que está em sua sexta edição, evento esse que une e fortalece grupos de Folguedos Populares, estimula a produção musical independente, gera oficinas lúdicas/educativas e desenvolve cursos voltados para amadurecimento de ações colaborativas.

Os Artistas que estarão em Zabelê na noite do dia 02 de Março serão: Licenciosa (João Pessoa-PB), Osmando Silva (Monteiro-PB), Frutos do Pará (Belém-PA), Sandra Belê (Zabelê-PB).
O Grito Rock é um dos grandes estimuladores das cadeias produtivas de pequenas cidades no interior, bem como em todas as capitais do país e demais pontos internacionais que realizam o festival.



sábado, 16 de fevereiro de 2013

Edital de Vivência no Realiza Cultura 2013

Em parceria com a Universidade Livre Fora do Eixo(UniFdE) e Universidade das Culturas (UniCult), o Coletivo Atissar, da Paraíba, está com Edital de Vivência aberto para o Grito Rock Zabelê - Realiza Cultura 2013. 

A vivência ocorre na cidade de Zabelê/PB, durante a realização do Realiza Cultura que está em seu sexto ano de realização e esse ano inova incluindo ao seu formato o Grito Rock.

Dentre as atividades, os selecionados irão atuar na parte técnica, como captura do áudiovisual, fotografias e Pós-TV, além da Relatoria e da Frente Nós Ambiente.

O projeto tem uma linha de ação horizontal, colaborativa e possui uma característica ímpar, uma vez que reúne grupos de Reisado dos estados do Nordeste. Assim, é possivel se inscrever para vagas que seguem abertas de 15 a 25 de fevereiro. As vivências compreendem as datas:

- De 1 a 3 de Março de 2013

As vagas incluem hospedagem, alimentação, orientação da vivência e transporte local. Leia o Edital de Vivência completo: http://bit.ly/15hve8u